sábado, 8 de abril de 2017

Uma missa ao Anjo de sua Guarda, memória do 6.º avô Manuel Joaquim Xavier de Lima Miranda


Baptizado em Aveiro, São Miguel, naturalidade de sua mãe, primogénito de Francisco Xavier de Lima Lobo, natural de Angeja e sua mulher Catarina Josefa Rosa de Lima. Único dos irmãos aí baptizado, tendo os outros sido baptizados em Angeja.
 Casou na cidade de Lamego, onde faleceu a 17.7.1820. Dedicou uma missa ao Anjo de sua Guarda, pormenor que consta do seu assento de óbito, e que  muito me sensibilizou.
            
Em os trinta do mês de Outubro de mil setecentos e quarenta e oito baptizou o Reverendo Padre Manuel Ribeiro Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia a Manuel filho de Francisco Xavier de Lima Lobo e sua mulher  Catarina Josefa Rosa de Lima, moradores na Rua Direita, neto paterno do Doutor João de Oliveira de Miranda e de sua mulher D. Luísa Margarida de Lima Lobo da vila de Angeja e materno de Salvador da Fonseca Pinto e de sua mulher Mónica Josefa, natural desta freguesia e ele natural de Torre de Moncorvo.
Foram padrinhos o Doutor Manuel Mourão por quem tocou o Licenciado João de Figueiredo desta vila e D. Mariana Josefa de Jesus, regente das meninas órfãs de S. Lázaro do Porto, por quem tocou Agostinho Nunes da Vila de Angeja, em fé de que mandei fazer este assento que assinei dia mês e ano ut supra.
O Padre Dionizio de Mello e Carvalho



Aos dezassete dias do mês de Julho de mil oitocentos e vinte anos, faleceu com todos os Sacramentos Manuel Joaquim Xavier de Lima casado com Maria Joaquina Cândida morador na Rua Direita desta freguesia. Foi amortalhado em um Hábito dos Religiosos de São Francisco desta Cidade, acompanhado com os Reverendos Capelães da Sé e Cruzes das Irmandades de que era Irmão, e sepultado no Cemitério desta Freguesia. Fez testamento pelo deixou as cinco missas das Chagas e três da Agonia, pela sua alma, quarenta pela de seu Pai, e mais seis pela de seus defuntos, três pelas almas do Purgatório, três pelas penitências mal cumpridas e uma ao Anjo de sua Guarda, outra a Nossa Senhora das Dores e duas pelas almas do Cemitério, por seus herdeiros a todos os seus filhos e por testamenteiro seu filho Joaquim; e para constar fiz este assento que assinei.
Francisco Guedes do Amaral   Reitor da Sé

Sem comentários:

Enviar um comentário