quinta-feira, 6 de abril de 2017

Maria Inácia, quinta avó da Sé, Lamego



                                          Lamego, freguesia da Sé, belíssimo detalhe


Nascida com o nome de Maria na cidade de Lamego, freguesia da Sé, perto de 200 anos antes de mim, foi quem me fez despender mais horas e meses até saber quem era.
Começara a pesquisa a partir de duas avós de Escurquela, por sua linha matriarcal passara à trisavó de Armamar e só sabia que esta pentavó era referida nos assentos das netas como Dona Maria Ignacia Ritta, solteira de Lamego, sem qualquer referência ao avô.
Tinha deixado escapar um assento, precisamente em que havia referência ao nome do avô: José Pinto Cardoso, de Guedieiros, Sendim.

Procurar em Lamego, como? Não havia casamento, desconhecia a freguesia e nome dos pais. Em cronologia compatível, tentei desesperançada elencar todas as Marias Inácias, uma perda de tempo.
Até que, displicentemente, abro um dia ao acaso um dos livros de baptismo e vejo " (...) foram padrinhos o Reverendo José Pereira Pinto, do Bairro de Santa Cruz e Maria Ignacia Ritta, filha de José Rodrigues Pinto, da mesma rua.", seria a Inácia uma adolescente.  Deveria haver uma ligação entre este padre e ela. Havia, eram irmãos. Foi este "milagre" o ponto de partida para chegar ao seu encontro. Encontrados os baptismos dos dois e de outros irmãos, assim como do casamento dos pais e mais registos com a informação de que o irmão era Reitor de Armamar.

De novo em Armamar, encontro a indicação de que são padrinhos José Pereira Pinto e sua irmã Maria Ignacia Ritta do Carmo Pinto de Rezende e fico com a confirmação do parentesco e a conhecer-lhe apelidos. Depois, ainda, noutro assento, outro apelido, o último, de Figueiredo.
Percorro outros assentos posteriores, tendo encontrado inúmeras vezes esta avó como madrinha de baptismos, num deles, a revelação, foi madrinha, sendo padrinho o Padre José Pinto Cardoso, seu primo. Estava explicada a razão de ter ficado solteira, a minha querida Maria Inácia.

Entretanto iniciei a procura do baptismo da única filha, a mãe dos seus netos, Felícia, de quem falarei noutra mensagem. Mãe aos quarenta anos, no assento fica a assinatura do Reitor de Armamar.
Voltarei a falar desta avó.
Amo-te, minha querida Inaiçinha!


            Nota: Vim a encontrar o óbito de José Pinto Cardoso precisamente em Escurquela, em 1841.

               

1 comentário:

  1. Uma avó que mereceu um trabalho de detective e perseverança,e assim se descobre a história do passado.

    ResponderEliminar