quinta-feira, 13 de abril de 2017

José de Miranda Rebelo, 9.º avô de Lisboa, Pena





Bem no centro de Lisboa, Freguesia da Pena, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Pena



 José tal como o meu pai. Seu 7º. avô por via materna, baptizado a 16.12.1637, tendo por padrinho o Bispo de Algarve, Dom Francisco Barreto, parente de sua mãe.
Seus pais casaram também nesta Igreja a 10.12.1632, sendo a mãe referida no casamento como Dona Brites da Costa.
Curiosamente este Bispo esteve igualmente presente no baptismo  dum meu avô materno, no Azinhal, freguesia de Castro Marim, como documentarei noutro blogue dedicado à genealogia materna. Acasos que me fazem sorrir.
José de Miranda Rebelo viria a casar em Portel, freguesia de Évora, a 15.8.1655 com a avó Mariana, Dona Mariana de Meireles, nascida em Freixo de Espada à Cinta, filha de João Pinto Pestana, jurista da Restauração e Cavaleiro da Ordem de Cristo, e de sua mulher Dona Helena de Meireles. Viveram tanto em Lisboa como em Freixo-de-Espada-à-Cinta, tendo o filho João de Oliveira de Miranda e Meireles  vindo a viver em Angeja, Aveiro, onde lhe nasceram os filhos. De  Angeja a Aveiro, de Aveiro a Lamego e desta cidade a Fonte Arcada e Escurquela até Joaquim António Peneda, avô de quem já falei.

Um dos avós que fica em destaque, por ser o mais próximo de mim nascido na capital e pelo nome igual ao do meu pai. Uma homenagem.





Aos 16 de Fevereiro de 1637 baptizei a Joseph filho de João de Oliveira de Miranda e de dona Brites de Azevedo padrinhos o Bispo do Algarve dom Francisco Barreto e dona Josefa Botelho de Macedo.


Imagem 1038    
Imagem 8
      



                                             

Sem comentários:

Enviar um comentário